O seu tablet Android é somente Wi-Fi? E quer utilizar um modem 3G para ter internet com maior mobilidade (pelo menos onde houver rede 3G)?

Eis o que deve fazer. Mas, antes, convém ter um consideração o seguinte:

A. Esta solução não funciona com todos os tablets.

B. Esta solução depende da rede do seu fornecedor de acesso à Internet.

C. Esta solução está sempre dependente do modem USB que tiver. Estes foram desenhados para funcionar com computadores portáteis e não tablets. Tenha em atenção que, ao ligar o modem USB a um equipamento, ele está preparado para fazer o autorun e instalar o drives necessários para funcionar com o sistema operativo detectado. E isto pode causar problemas num tablet.

D. Se puder utilize um modem USB da Huawei. Pode ser o E1750 ou o E1550.

dongle_modem_usb

Feita a recomendação prévia, vamos aos passos

1. É necessário desabilitar o CD Autorun do Modem e a melhor forma de o fazer é usar o sistema Telnet e via computador. Faça download do PuTTY, um pequeno programa gratuito. Insira o modem USB no computador.

2. O Modem USB procede à instalação. No Windows vá ao gestor de dispositivos (no Windows 7 ou Vista, clique no botão iniciar e na caixa de pesquisa escreva ‘gestor de dispositivos’) e identifique o modem em causa. Clique com o botão direito do rato no dispositivo, seleccione Propriedades > Modem e tome nota do número da porta que é indicado.

3. Ainda com o modem inserido, abra o putty.exe. Seleccione o ecrã de sessão no lado esquerdo e no Connection Type coloque em Serial; coloque o número da porta na linha Serial. Clique em Open.

4. No ecrã escreva ATZ (pode não aparecer no ecrã) e clique Enter. Deve receber um OK de resposta.

5. Escreva ATI e clique em Enter.

6. Vá a Iniciar > Computador (com o botão direito) > Propriedades > Gestor de Dispositivos > Modems e identifique o seu. Clique nele com o botão direito do rato > seleccione Propriedades; Seleccione o separador Avançadas e escreva

AT+CPIN=1234

AT+cgdcont=1,”IP”,”apn.name”

No lugar de “IP” e “apn.name” deve inserir os dados de APN (Access Point Name) do seu fornecedor de Internet, por isso tenha-os à mão.

Clique OK.

7. Remova o Modem USB do computador.

8. Desligue o tablet.

9. Neste ponto tem de ver como se abre no seu tablet o USB host mode porque é diferente de modelo para modelo.

10. Insira o Modem USB numa porta USB do tablet.

11. Depois do Android arrancar vá a Definições > Sem fios e Redes > Ligações Móveis e coloque um visto em Data enabled. Agora a APN deve estar disponível, tal como a rede do operador e a ligação estabelecida.

Jornalista. Com alegado sentido de humor e uma certa mania de gostar de tecnologias, brinquedos tecnológicos e coisas assim. Seguir @josefreitas No Google +
José Freitas
Artigos de José Freitas

Pub

Os comentários não estão autorizados.